sexta-feira, 13 de março de 2015

Recordar é Viver. (15)

A última foto da Minardi.
Desde que comecei com o canal no Youtube tenho escrito pouco aqui no blog, mas se tem uma sessão que gosto de escrever é a Recordar é Viver, e hoje vou escrever sobre a despedida da Minardi da Fórmula 1. E admito que a Minardi sempre foi uma equipe que sempre tive curiosidade de conhecer um pouco da história deles, e uma das coisas que sempre me chamou a atenção é o fato da Minardi sempre ter sido uma equipe e pequena e ter tido uma grande legião de fãs.

A famosa largada do GP dos EUA de 2005.
Em seu último ano na F1 a Minardi somou apenas 7 pontos, que foram conquistados no GP de Indianapolis, aquela mesma que só correram três carros e os pilotos da Minardi, Christijan Albers e Patrick Friesacher largaram em 18° e 20° respectivamente (Os carros largavam nessas posição mesmo, sem os outros carros na frente) e na corrida chegaram nas últimas posições e à duas voltas atrás de  Michael Schumacher.

No GP da Bélgica o chefe da equipe Paul Stoddart vendeu a equipe para o grupo Red Bull, que no ano anterior havia comprado a Jaguar e criou a Red Bull Racing, a Minardi virou Toro Rosso em 2005, que é a equipe satélite da RBR até hoje.

No GP da China o último da história da Minardi na Fórmula 1 teve Albers se enroscando com Michael Schumacher no treino e ambos tiveram que largar dos boxes e Robert Doornbos que substituiu Friesacher a partir do GP da Inglaterra

Negrão na corrida em Monza.
Em 2007 Giancarlo Minardi recuperou os direitos do nome da equipe e voltou na GP2 com uma parceria com a Piquet Sports, surgindo assim a Minardi-Piquet Sports e tendo como pilotos o Brasileiro Alexandre Negrão e o Espanhol Roldan Rodriguez com Negrão acabando em 20° com 8 pontos e Rodriguez em 17° com  14 pontos.

Doornbos na Champ Car.
Ainda em 2007 a Minardi vai para os Estados Unidos entra na Champ Car usando o nome Minardi Team USA e tendo como pilotos o já conhecido Robert Doornbos no carro 14 e Dan Clarke no carro 4, Doornbos surpreendeu acabando na terceira posição do campeonato com 268 e sendo o melhor novato e Clarke ficou na 13° posição. Nada mal para uma equipe estreante. Porém em 2008 a Champ Car e Fórmula Indy se juntaram, assim Paul Stoddart recusou em mudar para Indy e assim saindo do comando da equipe. A equipe agora na Indy é a HVM Racing.  

O mais legal é que o site da Minardi está no ar até hoje e ainda está na ativa, e você pode acessar o site aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário